terça-feira, 3 de junho de 2008

Moinheca


Existem, ou melhor, existiam, na região de Castelo Branco diversos tipos de moinhos: de Vento, Azenhas, de Rodizio e Moinhecas.
Estes últimos, são completamente construídos em pedra e quando o rio vai cheio, ficam muitas vezes submersos, sendo por isso extremamente robustos.
Este, fica no rio Ponsul, precisamente na ponte da "Moinheca"

1 comentário:

Alice N. disse...

Mais um belíssimo trabalho, onde os elementos arquitectónicos se integram harmoniosamente na paisagem natural. Gosto muito especialmente dos efeitos de cor e da perspectiva.

É também muito apelativo o jogo de contrastes. À aparente fragilidade e leveza das árvores responde a solidez das diversas construções. Do desenho emanam ainda forças opostas que, sucessivamente, dirigem o nosso olhar para pontos divergentes: a verticalidade das árvores que, generosamente, parecem oferecer-se aos céus e a pesada horizontalidade do moinho, obstinadamente preso à terra... Céu, terra; força, fragilidade; morte, vida... O que pode caber numa simples folha de papel!

Desta paisagem ressalta, acima de tudo, uma imagem de resistência que confere grande dignidade aos elementos representados. Oxalá eles continuem a encantar por muitos e muitos anos e que haja sempre artistas que saibam, como tu, tão bem representar a sua beleza.